Encontre nos também em outras mídias!!

Encontre nos também em outras mídias!!
Não esqueça de nos acompanhar em todas as redes sociais.

Looks para Fotógrafos (Parte 1) | Dress Code

Olá raposinhas, tudo bem com vocês?
Espero que estejam todos bem!

Hoje vim com um post super legal e inédito.
Sempre procurei quais as roupas mais adequadas para fotógrafos usar em determinadas ocasiões, porém, eu nunca encontrei na internet algo que me ajudasse.
Mas... Como eu aprendi sobre moda (Dress code) no meu curso de graduação de Automação de Escritórios e Secretariado, decidi fazer um post com dicas e tudo mais sobre.
Irei usar como referências nas minhas pesquisas, alguns sites sobre o assunto e o que foi me passado durante as aulas de Dress code. No fim deste post, ficará todas as referências bibliográficas usadas para que vocês entrem e saibam mais sobre o assunto.

Bom, vamos começar...
Você sabe o que é Dress Code?
O Dress Code ou código de vestimenta trata-se de uma das facetas do poder regulamentar ou Jus Varandi que possui o empregador para determinar as diretrizes da atividade desenvolvida, no que se refere às roupas e acessórios que as pessoas podem vim a utilizar durante o expediente de trabalho.
Em outras palavras, trata-se de uma indicação geral de como é esperado que os colaboradores se vistam no ambiente empresarial.
O fortalecimento da cultura empresarial e da própria organização, principalmente no que se refere ao contato com o público externo, a orientação dos profissionais no que refere ao estilo mais aceitável para o ambiente de trabalho e marcar as diferenças hierárquicas, são algumas das principais funções da determinação de um Dress code. Em um ambiente corporativo, a utilização de roupas adequadas são fundamentais na percepção de seriedade, solidez, criatividade, etc.
Segundo a diretora e proprietária da Dresscode International, Silvana Bianchini, além da imagem e das dicas de vestimenta, o Dress Code trabalha toda a forma de comunicação não verbal das pessoas, ressaltando que os gestos ou os modos como nos comportamos podem dizer muito sobre nós.

É muito difícil dizer ao certo, qual seria o look ideal para fotógrafos. Porém, devemos sempre ter em mente a ocasião e que você é a sua própria empresa. Não importa o local onde você estará fotografando, sempre irá ter pessoas por perto (os seus possíveis clientes no futuro).
Vamos aos tipos de Dress Code e as ocasiões das quais você pode usar cada roupa.

MASCULINO
1) Traje de esporte
Tipo de traje simples e informal.
Ideal para passeios, festas infantis, almoços, exposições e churrascos.
As roupas permitidas para compor este tipo de traje são: calças jeans ou de gabardine (tecido de lã cuja textura se assemelha à da sarja, com o mesmo avesso, e cujo lado direito representa uma trama em relevo), camisas, suéteres, jaquetas de couro e camurça, sapatos esportivos como mocassins, tênis e sapatênis ou, os abotinados de camurça ou nobuk (é a parte externa do couro lixada até ganhar um visual opaco e suave, gerando um visual casual, mas não tão rústico como a camurça e mais resistente que ela. Onde é mais usado: sapatos casuais, docksides, work boots e no cabedal dos tênis ou só em alguns detalhes deles).

2) Traje de passeio ou esporte fino
Conhecido como Tenue de Ville.
Este tipo de vestimenta é um pouco formal, indicado para ir ao teatro e vernissages (evento cultural que organiza pintores, escultores e fotógrafos. Podemos definir como um encontro prévio à inauguração de uma mostra de arte).
Para compor o traje, use: camisa e calça esportiva com blazer escuro. Ternos de cor clara, com ou sem gravata, também são boas opções. Quanto aos sapatos, prefira os sociais, de cor marrom ou preta.

3) Traje social ou passeio completo
Tipo de traje para usar em casamentos, coquetéis, jantares e ocasiões formais.
A roupa ideal é o terno completo, de cor escura, acompanhado por camisa social e gravata. Os sapatos devem ser sociais e na cor preta. Nunca use terno ou sapatos marrons

4) Black Tie ou rigor
Típico traje das noites de gala, grandes eventos e bailes, cuja ocasião peça requinte e sofisticação.
A roupa correta para este tipo de traje é o smoking, com camisa branca e gravata borboleta ou camisa preta sem o acessório. Os sapatos devem ser de verniz ou, pretos de couro e com cadarço.


FEMININO
1) Traje de esporte
Indicado para comparecimento a eventos informais como almoços, batizados, festas de crianças, exposições e churrascos.
As roupas ideias são: saias (não muito curtas) ou calças, vestidos, calça e camisa branca ou terninhos. Quanto aos sapatos, podem ser usados sapatilhas, sandálias de salto baixo e botas.

2) Esporte fino ou passeio
Tipo de traje para ir ao teatro, vernissages (evento cultural que organiza pintores, escultores e fotógrafos. Podemos definir como um encontro prévio à inauguração de uma mostra de arte.) e almoços formais.
As roupas ideias são: calças de bom corte, vestidos, terninhos, túnicas e blusas sóbrias, tailleurs (
traje feminino composto de casaco e saia). Não usar roupas com decotes ousados, muito brilho e nem acessórios enormes, pois o tom deve ser discreto. Quanto aos sapatos, opte por sapatos ou sandálias de salto médio ou alto, com bolsa pequena para a noite ou grande se o evento for ao dia.

3) Social ou passeio completo
Traje formal, de festa, ideal para coquetéis, casamentos, óperas, jantares formais e eventos oficiais. Os vestidos podem vir acompanhados de detalhes como brilhos. Quanto aos acessórios, é permitido usar sandálias ou sapatos de salto alto, echarpes, xales e joias ou bijuterias de destaque.

4) Traje Black Tie ou rigor
Para noites de gala, premiações e bailes sofisticados.
Os vestidos longos são ideais, podendo ser substituídos pelos médios. Os detalhes devem ser vistosos como bordados e brilhos. São permitidos sapatos ou sandálias, joias.

Depois de todas essas dicas, pense bem sobre a aparência de profissionalismo que você deseja passar para os seus clientes. Uma frase que diz muito a respeito disso é do CEO da consultoria de recrutamento ManPowerGroup, que diz: "Sem um traje adequado, a pessoa precisará de mais tempo e disposição para passar uma boa imagem, necessária para sua ascensão". Dizendo em outras palavras, a forma como os profissionais se vestem reflete o jeito de ser a organização. Se você não implementar o DressCode em seu dia a dia é como se você não respeitasse o valor de sua empresa.

Resumindo...
Atue como sendo o próprio "vendedor" de sua imagem.
Escolha sempre roupas que lhe dê segurança na hora de se apresentar, que combine com sua personalidade.
Sua imagem conta muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. As roupas são ferramentas de comunicação. Na hora de revelar o seu produto, seja "marketeiro". Pense no conteúdo sem esquecer do anúncio, embalagem e do mercado.
 E por último, não esqueça de que os estados de suas roupas e sapatos compõem uma parte muito importante de sua imagem que está sendo apresentada. Por favor! Nada de camisas rasgadas, calças manchas e mais.


O que é recomendado?
  • Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto).
Aposte nas cores escuras. As cores escuras são as menos propensas a manchar.
  • Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social).
  • Sapatos de cores neutras.
  • Sapatos sem salto ou com salto médio.
  • Maquiagem leve.
O que pode causar uma má impressão?
  • Cores fortes.
  • Estampas marcantes.
  • Bijuterias, joias e acessórios em excesso.
  • Roupas muito curtas.
  • Sandálias ou papetes.
  • Maquiagem forte.
Para um estilo formal...
  • Terno com gravata ou tailleur.
  • Camisa e calça social.
  • Blusa com saia de comprimento médio (até o joelho).
  • Vestidos com comprimento médio (até o joelho).
Para um estilo descolado...
  • Calça jeans.
  • Camisa social ou polo.
  • Blusas de cores e estampas leves.
  • Vestidos de comprimento médio (até o joelho).

É isso raposinhas.
Espero muito que tenham gostado e que seja útil para vocês.
Beijos da raposa e até a próxima!!

Referências bibliográficas de pesquisa:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DekapColor | Retirando o Cabelo Rosa

Tag " Pó de Fada " | Semana Blond Fox

Aplicativo Canva | Diquinhas

Equipamentos de Fotografia | Vida de Raposa

Planner + Calendário 2021 | Blond Fox

Diário do Desbotamento (Parte 2) | 10.04 Louro Rosé