Encontre nos também em outras mídias!!

Encontre nos também em outras mídias!!
Não esqueça de nos acompanhar em todas as redes sociais.

Artigo: Fotografia Forense | Semana Blond's Study

Olá raposinhas, tudo bem com vocês?
Espero que estejam todos bem.

Esses dias estava procurando artigos para estudos de fotografia forense e encontrei um artigo que me chamou muita atenção pela sua qualidade de informações e tudo mais.
O artigo se chama Fotografia Forense como Meio de Produção Visual e Prática de Representação de Conhecimento Científico e foi escrito por Edson Ferreira de Freitas Junior.

Um pouco sobre o autor...
Edson Ferreira de Freitas Junior é membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (GPAF-UnB/CNPq).
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (2008), mestrado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2013), especialização em Gestión, Preservación y Difusión de Archivos Fotográficos pela Universitat Autònoma de Barcelona (2017) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: conservação fotográfica, diplomática e tipologia documental e fotografia.

Produções Bibliográficas:
  • FREITAS JUNIOR, E. F. . Panorama arquivístico do tratamento de documentos imagéticos forenses pela Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (ICLR/SPTC-GO). In: III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe, 2015, Goiânia. Anales del III ECHTEC, 2015. 
  • FREITAS JUNIOR, E. F. . Fotografia forense e apropriações da imagem: do aspecto verossímil da fotografia-documento. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012, Goiânia. V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012.  
  • FREITAS JUNIOR, E. F. . Fotografia forense como meio de produção visual e prática de representação de conhecimento científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário). 
  • FREITAS JUNIOR, E. F. . Fotografia forense: entre a imagem e a ciência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).  
 Estou compartilhando com vocês, pois nunca havia achado um artigo tão bom assim para fins de estudos e conhecimento.
O primeiro ponto que me chamou a atenção foi a escolha das fotografias utilizadas no artigo. As fotografias foi algo que me impactou. O autor optou pela utilização de fotografias reais.
O segundo ponto, foi a utilização destas fotografias em paralelo com o assunto tratado no artigo. O artigo trata, de modo geral, a importância da fotografia forense para a resolução de casos policiais, ou melhor, para fins de perícia e também explica um pouco do assunto com exemplos de citações de livros e fotografias realísticas de casos disponibilizadas pelo Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues.

Para quem não conhece, o Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues (IC/SPTC) é um dos 3 principais institutos da Polícia Técnico-Científica do estado de Goiás. Ele é responsável pela Perícia Criminal em locais de crimes, contravenções penais, atos infracionais, objetos relacionados, armas e munições, drogas, etc. O IC/SPTC, por sua vez, subdivide-se em 02 Coordenadorias:
  • Perícias Externas: Funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, com equipes que se deslocam aos cenários onde houve infração penal.
  • Perícias Internas: Funciona em regime de expediente, analisando objetos e amostras coletados nos cenários, ou encaminhados pelas Autoridades Policiais após apreensão). 
A Polícia Técnico-Científica é um órgão de atividades técnico-científicas da Polícia do Estado de Goiás, conforme a Constituição Estadual goiana (art. 123 § 2º). Ela tem como função coordenar, planejar e executar as atividades relacionadas à Investigação Criminal Técnico-Científica do Estado através de suas respectivas Unidades. É desvinculada administrativamente da Diretoria Geral da Polícia Civil.

O terceiro ponto, foi a utilização de uma linguagem não muito formal, o que faz com que o leitor se interesse mais pela leitura, não a tornando algo tão repetitivo ou massante.
Se você se interessou sobre o artigo, este é o link para você poder ler:
Fotografia Forense como Meio de Produção Visual e Prática de Representação de Conhecimento Científico 
https://www.13snhct.sbhc.org.br/resources/anais/10/1345069224_ARQUIVO_artigo_SNHC.pdf 

Espero que tenham gostado.
Beijos da raposa!!




Fontes de pesquisas:
https://www.escavador.com/sobre/4984096/edson-ferreira-de-freitas-junior#profissional 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Superintend%C3%AAncia_de_Pol%C3%ADcia_T%C3%A9cnico-Cient%C3%ADfica_(Goi%C3%A1s)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DekapColor | Retirando o Cabelo Rosa

Tag " Pó de Fada " | Semana Blond Fox

Alpha Line | Máscara Tonalizante Hidratante Pink

Aplicativo Canva | Diquinhas

Planner + Calendário 2021 | Blond Fox

Equipamentos de Fotografia | Vida de Raposa