Receba a Fox Letter em seu e-mail!

* indicates required

Intuit Mailchimp

Um bate papo sobre pincéis, o ser fotógrafo, modo manual e pilares da fotografia. *Que doideira!* | Blond Fox

 Olá raposinhas, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem!

Um dia desses, eu li uma frase que me deixou muito reflexiva: "Todo mundo é fotógrafo, até fotografar no modo manual". Aí eu pergunto a você que está assistindo, qual é a sua opinião sobre esta frase (se quiser deixe aqui nos comentários).

Ao ler, me veio na cabeça, o dia que ganhei minha câmera profissional. Eu não fazia ideia do que fazer nela, porque ela é totalmente diferente da minha camerazinha compacta que é toda automática. 

Eu sempre assisti vídeos de fotografia dos quais falava essa frase. É sua obrigação saber mexer, porque se não você não é considerado um fotógrafo e bla bla bla. E com isso na minha cabeça, assim, que eu ganhei minha câmera, eu coloquei direto no modo manual.

O modo manual é um modo do qual lhe dá toda a liberdade de escolha. A câmera não vai calcular a fotometria para você. Esse modo é você com você mesmo.

E eu comecei a fotografar, porém, minhas fotografias estavam todas escuras e eu comecei a chorar muito e pensar que eu não era digna de ser uma fotógrafa porque eu não sabia mexer no modo manual. E isso me travou muito.


Quando comecei a fazer a faculdade de fotografia e estudar mais a fundo sobre a relação que a fotografia possui com a arte, eu fui destravando essa mentalidade que eu tinha de ter a obrigação de saber mexer no modo manual para ser considerada uma fotógrafa de verdade.


Mas o que isso tudo tem haver?

Bom, não podemos esquecer que a fotografia é um movimento artístico. Ela é arte. E você, é um artista.

A palavra fotografia significa escrever com a luz. Portanto, o fotógrafo cria seus trabalhos artísticos com a iluminação com a ajuda de sua câmera fotográfica. E eu gosto de dizer que cada modo de sua câmera é como se fosse um pincel.

Para cada tipo de pintura que você deseja criar, há um pincel diferente.

Não há certo ou errado na fotografia. O que há é a evolução. 

A fotografia que você tirou ontem, nunca será a mesma de hoje e consequentemente. 

Então, não se prenda a essa frase.

Veja o modo manual de sua câmera como se fosse um pincel versátil. Você terá que usar muito até dominá-lo. 


O modo manual lhe dá a possibilidade de usar a criatividade. 

Utilize-o para colocar em prática, os seus aprendizados sobre os pilares da fotografia. 

O pilar da fotografia significa base. A base da fotografia é algo essencial e fundamental para aprendermos, assim, sustentamos todo o nosso trabalho. 


A arte da fotografia se sustenta em 03 pilares, sendo eles: ISO (International Organization for Standardization, Velocidade do obturador e abertura do diafragma. 

O iso determina a quantidade de luz que chegará ao sensor da câmera. 

Iso baixo significa maior quantidade de luz.

Iso alto significa menor quantidade de luz.


A velocidade do obturador determina o que o próprio nome diz, a velocidade da qual o obturador da câmera irá se fechar.

Velocidade do obturador alta produz uma exposição mais curta, ou seja, significa menos quantidade de luz que a câmera irá absorver enquanto o obturador ficar aberto.

Velocidade do obturador baixa produz uma exposição mais alta, ou seja, significa mais quantidade de luz que a câmera irá absorver enquanto o obturador ficar aberto.


Abertura do diafragma controla a quantidade de iluminação que irá entrar na câmera. 

A abertura do diafragma é marcada pela letra f, que significa F stop.

Quanto menor a abertura do diafragma (menor o número f) maior será a abertura e maior a quantidade de luz atravessará o sensor da câmera. 

Quanto maior a abertura do diafragma (maior o número f), menor será a abertura e menor a quantidade de luz atravessará o sensor da câmera. 



Tendo as funcionalidades deles em mente, você não precisa de mais nada.

Esse é o fundamental. É eles que irão lhe acompanhar durante a sua vida inteira na fotografia


É isso!

Espero que vocês tenham gostado!

Beijos da raposa e até a próxima!

Comentários