Descarte consciente de equipamentos fotográficos | Blond Fox
Olá raposinhas, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem!
Raposinha, seja muito sincera comigo, você sabe me dizer, qual é a maneira correta de descartar os seus equipamentos eletrônicos que já não lhe servem mais ou que estragaram?
Calma! Que eu te explico tudinho. Afinal, não é só as nossas fotografias que devemos cuidar e sim do ambiente em que vivemos. A natureza agradece.
Nada mais bonito do que ser reconhecido por ser um fotógrafo consciente.
Segundo um levantamento de 2010 realizado pela ONU, A Organização das Nações Unidas, o Brasil é o líder em resíduos digitais por ano.
Mas o grande problema é que esse descarte nem sempre ou quase nunca é feito da maneira correta e vale ressaltar, que esse tipo de descarte merece um cuidado redobrado e de muita atenção, pois esses equipamentos eletrônicos possuem diversas substâncias químicas em sua composição e não é surpresa alguma que o descarte dessas substâncias extremamente nocivas provocam a total contaminação da água e o do solo, além também de contaminar as pessoas das quais trabalham ou transitam em áreas onde é feito esse descarte.
Ah! Não podemos esquecer também da quantidade de plástico, vidro e metal que esses equipamentos possuem e já sabe, né? Anos e anos para que a decomposição desses materiais seja completa.
Em muitos supermercados e lojas de eletrônicos possuem pontos de coleta especialmente para ser feito esse descarte.
O projeto Green Elétron disponibiliza pontos de entrega de eletrônicos gratuitamente, se quiser saber sobre os locais de descarte é só clicar no link abaixo na descrição: https://www.greeneletron.org.br/localizador
Muitas empresas de eletrônicos oferecem o programa de logística reversa.
E eu vou falar de uma empresa super especial, que não é surpresa para ninguém que sou apaixonada e quando eu vi que eles possuem diversas metas e iniciativas para a sustentabilidade, eu amei mais… estou falando dela, a nossa querida Canon.
A Canon oferece o programa de logística reversa em parceria com ABREE (Associação brasileira de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos), do qual consiste na coleta feita pelos parceiros da empresa e termina com a destinação ambientalmente correta, também feita por parceiro certificado pelos órgãos regulatórios ambientais.
Os produtos recebidos pela ABREE são:
Câmeras de vídeo
Câmeras fotográficas digitais
Impressora de uso doméstico (tecnologias laser ou jato de tinta) e seus cartuchos
Impressora multifuncional
Scanner
Todo esse procedimento é feito em atendimento à lei número 12.305/2010 regulamentada pelo decreto 7.404 de 23 de dezembro de 2010 e define a responsabilidade compartilhada entre fabricante, importador, distribuidor, comerciante e consumidor.
Esse procedimento de destinação correta contempla as atividades reguladas pelo IBAMA como atividades ambientalmente adequadas de destinação.
Para o descarte correto de todos esses produtos, localize um ponto de recebimento mais próximo a você no site da ABREE que estará disponível abaixo na descrição.
E uma dica bônus é: Assim que você abrir alguma embalagem de um produto novo, não esqueça de dar o descarte correto à ela.
É isso!
Beijos da raposa e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário