Receba a Fox Letter em seu e-mail!

* indicates required

Intuit Mailchimp

A Escolha de uma câmera • Mas é uma postagem de 1900 e bolinha • | Blond Fox

 

Olá raposinhas, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem!

 

Este vídeo é para auxiliar na decisão de seu equipamento fotográfico. Antes de comprar, é essencial procurar saber qual o tipo de equipamento recomendável para atender todas as suas necessidades fotográficas e também quais serão os recursos que o modelo deste equipamento oferece. O benefício da pesquisa é selecionar as melhores opções do mercado.

Os atuais modelos de câmeras fotográficas oferecem uma ampla variedade tanto de tamanhos, visores, enquadramento, estilos e muito mais.

Atualmente, uma câmera fotográfica pode ser classificada dependendo do tipo de seu negativo, tipo de visor e também pelo tamanho do filme fotográfico que suporta.

As câmeras pertencem a dois grupos:

  • Reflex: Apresenta a possibilidade de visualização de imagem em seu visor como se a imagem fosse enfocada através de uma placa de vidro despolido e refletida por um espelho.

São classificadas em dois tipos: Reflex de objetivas duplas, as chamadas TLR (Twin lens reflex) e Reflex de objetivas únicas, as chamadas SLR (Single lens reflex). E ainda podemos classificar algumas câmeras que aceitam filmes de rolo.

Anatomia da câmera SLR

× Anel seletor de velocidade

× Rebobinador

× Anel do obturador 

× Anel do foco

× Anel do diafragma

× Rosca para filtros

× Espelho

× Marcador de tempo automático

× Disparador

× Alavanca de avanço de filme

× Indicador do número de exposições


As câmeras Reflex (SLR) possuem obturador de plano focal, do qual o fotógrafo obterá o tempo de exposição desejado, através de sua abertura do diafragma com forma retangular.


Anatomia da câmera TLR

× Ampliador da imagem

× Tampa

× Visor

× Vidro de localização

× Espelho

× Objetiva de visor

× Alavanca para avanço do filme

× Objetiva da câmera

× Disparador

× Botão de foco


Nas objetivas das câmeras TLR (relembrando que elas possuem duas objetivas) encontra-se o obturador central (ou chamado íris) do qual juntamente com o diafragma permite o controle da abertura.

Outro ponto importante a se ressaltar é o erro de paralaxe destas câmeras.

O erro de paralaxe ocorre devido a um desvio ótico ocasionado pelo ângulo de visão do observador da cena.

Nestas câmeras este erro se dá por conta de suas duas objetivas serem posicionadas de uma forma da qual a objetiva superior abrange um campo de visão maior e acima do tema que se deseja registrar.

Então para que este erro seja corrigido é ideal que o fotógrafo posicione a câmera centralmente no assunto.

  • Não Reflex: Apresenta a possibilidade de visualização de imagem direta.

Esse tipo de câmera possui um telêmetro (é um dispositivo utilizado para a medição de distâncias focais) em seu visor.


Anatomia da câmera não-reflex

× Alavanca de transporte de filme

× Rebobinador

× Encaixe do flash

× Disparador

× Janela do visor

× Janela do telêmetro

× Marcador de exposições

× Fotocélula

× Anel da velocidade

× Anel da abertura

× Anel do foco



Outra maneira de classificar as câmeras são classificadas em: meio quadro de 35mm, miniatura, câmeras de bolso 110, 126 e 35mm. E ainda podemos classificar as câmeras profissionais (de estúdio) e câmeras polaroid, as chamadas câmeras para fotos instantâneas.

× Câmeras 35mm Single lens reflex (SLR): São câmeras que podem ser operadas tanto automaticamente (Prioriza a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Se a sua prioridade for a velocidade, a câmera ajustará automaticamente a abertura do diafragma a fim de se obter a exposição correta. Se a sua prioridade for a abertura do diafragma, a câmera ajustará automaticamente a velocidade do obturador adequada a cena) quanto manualmente (a abertura do diafragma e a velocidade do obturador podem ser ajustadas). E possuem uma ampla variedade de lentes e acessórios.


× Câmeras 35mm Não Reflex: Apresentam sistemas de exposição de imagem automático.

Sua grande vantagem é a possibilidade de se trabalhar com negativos de tamanhos razoáveis. Já a sua desvantagem é de não possuir objetivas intercambiáveis, isto é, elas não possibilitam a troca de lentes. Possuem uma objetiva fixa.


× Câmera 110 e disco: São câmeras compactas. São modelos ideias para você que deseja fotografar despretensiosamente; nada profissional e de muito fru fru.

Sua grande desvantagem é possuir um negativo de tamanho muito pequeno, o que impossibilita a ampliação de seus trabalhos.


× Câmeras reflex de grande formato: Com o grande avanço da tecnologia da época (afinal estamos na década 70), essas câmeras permitem a intercambialidade de objetivas e a maioria delas apresenta a íris em sua objetiva.


× Câmeras para fotos instantâneas

Câmeras que dependendo do filme (Existem dois tipos: filme de processamento a seco e filme de destaque da capa protetora), fornecem fotos instantâneas em 30 segundos (fotografias em preto e branco) e em até 8 minutos (fotografias com cor).

Possuem um sistema automático de exposição, permitindo a escolha de uma exposição tanto superexposta ou subexposta.

Sua desvantagem se encontra no fato de que, uma vez a cena fotografada, você só poderá ter acesso a uma cópia idêntica de sua fotografia através de um sistema de copiagem especial para câmeras instantâneas.


Anatomia da câmera para fotos instantâneas

× Tampa articulada do visor

× Ampliador de imagem

× Disparador

× Controle de foco

× Encaixe do flash

× Controle de exposição

× Bateria de 6 volts

× Filme

× Fotocélula

× Objetiva

× Foto



× Câmeras profissionais (de estúdio)

As câmeras de estúdio, também conhecidas como câmeras de fole (ela lembra uma sanfoninha), são adequadas para uma área da fotografia mais especializada em formatos grandes, como por exemplo, fotografia de paisagens, natureza e arquitetônicas.

Atualmente, o modelo mais comum desta linha de câmeras é o monotrilho, do qual é montado sobre um tripé.


Anatomia da câmera profissional (de estúdio)

× Chapa protetora do filme

× Suporte de filme

× Chapa de filme

× Retícula de foco quadriculada

× Painel da objetiva

× Objetiva

× Parafusos de regulagem do nível

× Monotrilho

× Cabeça do tripé


É isso raposinhas.

Eu espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre este maravilhoso e amplo universo de câmeras fotográficas.

Me digam, qual é a câmera favorita de vocês, ein?!

Beijos da raposa e até a próxima!


Comentários